O Programa de Pós-Graduação em Música do Instituto de Artes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), em colaboração com a Associação Brasileira de Performance Musical (ABRAPEM), a Universidade de Aveiro e o INET-MD (Instituto de Etnomusicologia - Centro de Estudos em Música e Dança), realiza, entre 31 de Maio e 2 de Junho de 2013, o Congresso PERFORMA – Encontros de Investigação em Performance, em Porto Alegre, Brasil. Os oradores principais serão: Prof. Eric Clarke, da Universidade de Oxford, Prof. Paulo Assis, da Universidade Nova de Lisboa / Orpheus Institute (Ghent), e Prof. Luca Chiantore, de Musikeon/Escola Superior de Música de Catalunya.


O PERFORMA tem como objetivo apoiar e apresentar perspectivas inovadoras em investigação sobre performance musical, incentivando o diálogo interdisciplinar. A edição de 2013 privilegiará a temática da pesquisa artística em performance musical. A organização da conferência convida à submissão de comunicações em português, castelhano ou, preferencialmente, em inglês, encorajando em particular propostas que foquem a temática da pesquisa artística como enquadramento teórico e apresentem investigação baseada em prática performativa. Também serão consideradas propostas em qualquer área da investigação em performance, incluindo estudos empíricos, filosofia e performance, práticas históricas, pedagogia musical, musicologia, etnomusicologia e análise da performance.

As propostas deverão ser enviadas em formato de resumo, com o máximo de 350 palavras, para as seguintes categorias de apresentação:

·         Comunicações (20 minutos de duração);
·         Painéis: para além do resumo, pedimos que sejam enviados detalhes sobre identificação e afiliação dos oradores, e temas individuais. A duração total do painel, incluindo discussão, não deverá exceder 1 hora e meia de duração;
·         Recitais-conferência: o resumo deverá incluir informação sobre a duração da apresentação, que poderá ser entre 30 a 45 minutos, e um CV artístico resumido do(s) apresentador(es);
·         Posters.

A organização não impõe um modelo pré-definido de resumo, mas recomenda que as propostas incluam informação sobre o contexto, objectivos, métodos e resultados.

O prazo para submissão de propostas termina a 14 de Janeiro de 2013.

Os resumos deverão ser enviados para performa@ca.ua.pt.

Questões de natureza geral (registro, viagem, estadia) devem ser endereçados a lucnoda@gmail.com.

Também serão consideradas propostas para performances de 20 minutos de duração, que serão apresentadas num recital compartilhado. Este tipo de submissões requer a postagem de um arquivo de video da performance proposta no Youtube (pode-se escolher entre as opções “unlisted”, “private viewing” ou “public viewing”), sendo que o link para o video deve ser enviado para fialkow@terra.com.br acompanhado do nome(s) do(s) performer(s), afiliação institucional, lista das obras a serem executadas e um CV artístico resumido até 14 de Janeiro de 2013. Chamamos a atenção para o facto de que não dispomos de material de percussão.

A aceitação das propostas, após avaliação por um painel científico e por uma comissão artística, no caso de performances, será confirmada até meados de Fevereiro de 2013. Os autores selecionados serão convidados a apresentar artigo para o livro de actas; os artigos devem ser enviados até 18 de Março de 2013.

Os artigos deverão seguir as seguintes normas.