logo
Building a musical speech in an actor’s body
Adriana Fernandes,Universidade Federal da Paraiba (pdf)

Performance, pedagogia e género: dos corpos assexuados e/ou ultrasexuados
Adriana Gehres,Instituto Piaget, INET-MD e Universidade de Pernambuco (pdf)

Estudo de performance e interação utilizando processamento em tempo real
Adriano Monteiro, Jônatas Manzolli,Instituto de Artes - Departamento de Música (DM/IA), Universidade Estadual de Campinas (pdf)

Timing divergence of multimodal instruction in dance technique classes
Alejandro César Grosso Laguna,Universidade de Évora - CHAIA-FCT (pdf)

Expressividade e performance pianística: estratégias de estudo
Alfonso Benetti Jr.,Universidade de Aveiro (pdf)

Fusão estilística nas Variações Rítmicas, Opus 15 de Marlos Nobre
Aline Alves,Departamento de Música / Instituto de Artes, Universidade Estadual de Campinas (pdf)

Entre teclas pretas e brancas: a propósito da escrita pianística de Fernando Lopes-Graça
Ana Cláudia de Assis,Universidade Federal de Minas Gerais (pdf)

Cantando e dançando Damão em Inglaterra: a memória como mediadora na construção de lugares de diáspora
Ana Cristina de Oliveira Almeida,Universidade de Aveiro/INET-MD (pdf)

Body and music at the improvisation in asymmetric meters: a workshop in progress
Ana Luisa Fridman,Universidade de São Paulo (pdf)

"Diálogo entre música, audiovisual e movimento na performance de RUBRICAS
André Campos, Carlos Menezes Jr., Celso Cintra, Cesar Traldi e Daniel Barreiro, Instituto de Artes, Núcleo de Música e Tecnologia (NUMUT) – (UFU)
Mariene Perobelli, Instituto de Artes, Grupo de estudos e investigação sobre criação e formação em Artes Cênicas - (UFU)
Sandro Abreu, Faculdade de Arquitetura, Urbanismo e Design – (UFU)
Jônatas Manzolli, Departamento de Música, Núcleo Interdisciplinar de Comunicação Sonora (NICS) – (Unicamp) (pdf)

" O sentimento da estrutura II: preferências e literacia musical
Ângelo Martingo,CEHUM – Universidade do Minho (pdf)

Percepção e cognição da expressão da emoção em performance musical
António Salgado,DECA - U. AVEIRO (pdf)

The body performed in genderland
Basia Sliwinska,Loughborough University (pdf)

Beyond notation: the oral memory of Confini
Catarina Leite Domenici,Universidade Federal do Rio Grande do Sul (pdf)

Grupo MusicaFicta: Groundwork for Free Improvisation
Cesar Villavicencio, Fernando Iazzetta e Rogério Luiz M. Costa,University of São Paulo, Brazil (pdf)

A optimização da técnica violinística da mão esquerda através do sistema de padrões de dedos
Clarissa Gomes Foletto,Universidade de Aveiro (pdf)

O Concurso INM-Vitale e a presença do repertório violonístico na música erudita brasileira dos anos 1970
Clayton Vetromilla,Unirio, Brasil (pdf)

“O Boisinho, O Passarinho, O Ursozinho e O Lobosinho” de A Prole do Bebê no. 2 de Heitor Villa-Lobos: para as imagens de um gênero surrealista
Daniel Vieira,Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Universidade de Aveiro (pdf)

Investigação baseada nas artes: caminhos de metáfora e escrita performativa
Delfim Paulo Ribeiro,Instituto Piaget (pdf)

Sombra projetada
Edmilson Forte Miranda Júnior e Antonio Wellington de Oliveira Junior,Universidade Federal do Ceará (pdf)

Brasil, Brasílico – The Age of Keyboard on Luso-Brazilian Lands of the 18th Century
Edmundo Hora,Instituto de Artes – UNICAMP (pdf)

“A turning Kaleidoscope” - György Ligeti´s Fém (1989) as a source of multiplicity for the performer
Elisa Järvi,Sibelius Academy, DocMus Unit (pdf)

Enriching the repertory of younger pianist: A study of solo iano compositions of Turkish composers from Intermediate to early advanced level
Emine Serdaroglu,Bogazici University (pdf)

O passado negro: a incorporação da memória negra da cidade de Campinas através de performances de legados musicais.
Érica Giesbrecht,Universidade Estadual de Campinas (pdf)

A Banda da Polícia Militar do Rio Grande do Norte1 no desfile de sete de setembro de 2010: discutindo música, ritual e sociedade
Eurides de Souza Santos e Marcos Aragão Fontoura, Universidade federal da Paraíba (UFPB) (pdf)

Performance na música experimental
Fernando Iazzetta,Universidade de São Paulo (pdf)

"The Effects of Sex Steroid Hormones on Singer’s Pitch Control
Filipa M. B. Lã, Department of Communication and Arts, University of Aveiro, INET-MD, Portugal
Johan Sundberg, Department of Speech, Music and Hearing, School of Computer Science and Communication, KTH, Stockholm, Sweden
David M. Howard, Electronics Department, University of York, UK
Pedro Sá-Couto e Adelaide Freitas, Department of Mathematics and Center for Research and Development in Mathematics and Applications (CIDMA), University of Aveiro, Portugal (pdf)

" As recomposições dos ricercari do Libro primo… de Jacques Buus no manuscrito P-Cug MM 242 e a execução instrumental em Portugal em meados do séc. XVI.
Filipe Mesquita de Oliveira,Universidade de Évora (pdf)

Jorge Peixinho (1940 – 1995) and the performative body
Francisco Monteiro,C.E.S.E.M. (F.C.S.H., Lisbon), E.S.E./I.P.P. (Porto) (pdf)

“The Next Mozart?” Encounter with a musical child prodigy on YouTube
Freya Margaretha de Mink,Utrecht University (pdf)

Subjectivity in Musical Performance
Grisell Macdonel,Glasgow University (pdf)

Innovations in Sérgio Assad's solo guitar arrangements of Verano and Invierno Porteño by Ástor Piazzolla
Guilherme Vincens,Universidade Federal da Campina Grande (UFSJ) (pdf)

VARIAÇÕES GOLDBERG de J.S.BACH - A Divina Proporção
Helena Jank,Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP – SP – Brasil (pdf)

Practice and theory, orality and literary: Performance in the 21st century
Ingrid E. Pearson,Royal College of Music London (pdf)

Música e Dança: percebendo os elementos que constituem uma estrutura rítmica
Isabel Costa Willadino,Universidade Federal do Rio Grande do Sul (pdf)

Incidência de música midiática no contexto “tradicional” de Seu Geraldo Cosme
Jaildo Gurgel da Costa,Universidade Federal da Paraíba (pdf)

Preparation and spontaneity in performance: A singer’s thoughts while singing Schoenberg
Jane Ginsborg e Roger Chaffin,Royal Northern College of Music, Manchester (pdf)

A técnica de mão da trompa natural utilizada como ferramenta de enriquecimento para performance do trompista moderno: aplicação direcionada aos Quintetos de Sopro de Anton Reicha
Jaqueline de Paula Theoro,Conservatório Dramático e Musical Dr. Carlos de Campos de Tatuí , São Paulo (pdf)

Folk influences as an aid to performance: Szymanowski’s Mazurkas, Op. 62
Joanna Szalewska-Pineau,BCU Birmingham Conservatoire (pdf)

Música e experiência de fluxo: indicadores iniciais de um estudo piloto em Educação Musical.
João Cristiano R. Cunha,Universidade de Aveiro / INET – MD (pdf)

"Os versos que vou recitar foram escritos exclusivamente para o teu deleite”
João Vilnei de Oliveira Filho,Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto (pdf)

Entre o pudor e o rubor: práticas performativas, tensões sociais e histórias do batuque no contexto atlântico lusófono
Jorge Castro Ribeiro,Universidade de Aveiro, INET-MD, Portugal (pdf)

Nos limites da transcrição. A transcrição na música contemporânea portuguesa original para guitarra
José Mesquita Lopes,Universidade de Aveiro (pdf)

Acerca da abordagem centrada na pessoa aplicada às master classes de piano em um curso superior de práticas interpretativas
Josélia Ramalho Vieira,Universidade Federal da Paraíba (pdf)

Flesh, strings and feminine body in Medieval musical thought, with a background of music-making angels
Josemi Lorenzo Arribas,SIBE Women's Studies in Music Research Group (pdf)

Flamenco in audiovisual media. Causes of this new symbisosis and its impact on the construction of flamenco´s identity today.
Juan Pedro Escudero Díaz,University of Extremadura (pdf)

Os castrati: reflexões sobre o início de uma prática vocal
Kristina Augustin,Universidade de Aveiro, Universidade Federal Fluminense (Niterói, RJ, Brasil) (pdf)

Performance optimization: Musical exploration and improvisation as instrumental teaching strategies
Lídia Moreira,Aveiro University, INET-MD, Portugal (pdf)

"Aspectos interpretativos no repertório brasileiro para piano preparado: “Música para dois pianos preparados” de Rogério Constante
Lucia Cervini, Universidade Federal de Pelotas (UFPel)
Joana Cunha de Holanda, Universidade Federal de Pelotas (UFPel)
Rogério Tavares Constante, Universidade Federal de Pelotas (UFPel) (pdf)

" Estratégias de estudo e performance das modulações métricas presentes na obra Canaries do compositor Elliott Carter
Lúcio Silva Pereira, Universidade Federal de Uberlândia
Cesar Adriano Traldi, Universidade Federal de Uberlândia: Núcleo de Música e Tecnologia (NUMUT) (pdf)

A água como fonte sonora percussiva
Luís Alberto Bittencourt,Universidade de Aveiro (pdf)

"Reflexões sobre o uso dos pedais – Critérios usados na pedalização da peça Guaratuba e Antonina, de Harry Crowl
Luiz Guilherme Pozzi, Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)
Prof. Dr. Maurícy Matos Martin,Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) (pdf)

" Musical performance at the Ottoman court in the sixteenth and seventeenth centuries
M. Emin Soydaş,SOAS (University of London) & Çankırı Karatekin University (pdf)

O Carimbó Marajoara: entrecruzamentos de comunicação, ritual, memória e performance.
Marcello Gabbay,Universidade Federal do Rio de Janeiro (pdf)

Performance vocal das cantoras na fonografia brasileira: um estudo da sonoridade dos discos na era mecânica (1902-1927)
Marcos Edson Cardoso Filho,Universidade Federal de São João del-Rei (pdf)

Movimento, coordenação bimanual e desempenho motor. Conceitos e aplicações interdisciplinares na otimização da ação pianística
Maria Bernardete Castelan Póvoas,Universidade do Estado de Santa Catarina (pdf)

Aesthetic values and musical meaning: a developmental approach to performance
Maria da Rocha Gonçalves,University of Aveiro, Portugal (pdf)

SimetriaS: enlace interdisciplinar entre performance e composição no concerto contemporâneo multimodal
Maria José Carrasqueira, Departamento de Música - Universidade Estadual de Campinas
Cesar Traldi, Departamento de Música, Núcleo de Música e Tecnologia (NUMUT) - Universidade Federal de Uberlândia
Simone Menezes e Denise Garcia, Centro de Integração, Documentação e Difusão Cultural (CIDDIC),
Jônatas Manzolli, Núcleo Interdisciplinar de Comunicação Sonora (NICS) (pdf)

Limites do corpo na atuação instrumental: comentários sobre peças recentes
Mário Del Nunzio,Universidade de São Paulo (pdf)

Tactile resources of musical style, musical instruments and the musician
Marko Aho,University of Tampere (pdf)

Semelhanças composicionais entre quatro Estudos para piano solo de Vieira Brandão
Mauren Liebich Frey Rodrigues,Universidade do Estado de Santa Catarina (pdf)

Liszt: excertos de Années de Pèlerinage: Deuxième Année - Italie e seu virtuosismo
Maurício Veloso Queiroz Pinto,Escola de Música da Universidade Federal de Minas Gerais (pdf)

A inserção de instrumentos antigos na música contemporânea brasileira: reflexões sobre as Variações para duo de flauta e cravo de Carlos Almada
Mayra Pereira, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro
Paula Andrade Callegari, Universidade Federal de Uberlândia (pdf)

The start of performance
Michael Hooper,Royal Academy of Music (pdf)

Performance e política na cena experimental de Belém: vida e obra de Luís Otávio Barata
Michele Campos de Miranda,UNIRIO/Université Paris 8 (pdf)

A influência do gesto na performance percussiva – apresentação de uma metodologia
Ms.Fernando Chaib, Universidade de Aveiro e João Catalão, Ensemble Sixtrum/Université de Montreal (pdf)

Embodied knowledge in ensemble performance: the case of informed observation
Murphy McCaleb,Birmingham Conservatoire (Birmingham City University) (pdf)

SUPERLEARNING™ TECHNIQUES FOR MUSIC MEMORIZATION: A CASE STUDY WITH PIANISTS
Nancy Lee Harper, Department of Communication and Art, University of Aveiro, CESEM / New University of Lisbon, Portugal
Tomás Henriques, Department of Music, Buffalo College, New York USA, CESEM / New University of Lisbon, Portugal
Anabela Pereira e Inês Direito, Department of Education, University of Aveiro, Portugal
Luís Souto Miranda, Filipa Tavares e Maria João Soares, Department of Biology, University of Aveiro, Portugal (pdf)

Compreender o instrumento de música digital – novos sons, novas técnicas, diferentes performances
Paulo Ferreira-Lopes e Mailis Rodrigues,Centro de Investigação em Ciências e Tecnologias das Artes (CITAR) (pdf)

As normas e a fantasia na transcrição e interpretação de música antiga em guitarra
Paulo Vaz de Carvalho,Universidade de Aveiro (pdf)

“Gosto de Jazz porque gosto da verdade”: o Clube Universitário de Jazz, a contestação e o discurso alternativo ao meio "jazzístico” em Portugal, entre 1958 e 1961
Pedro Cravinho,Universidade de Aveiro / INET-md / Centro de Estudos de Jazz (pdf)

Folias do Divino, bandas e foguetórios em antigos povoamentos açorianos do Rio Grande do Sul (Brasil): transformando e reorganizando antigas tradições ou (re)inventando raízes baseadas em rotas atlânticas recentes
Reginaldo Gil Braga,Universidade Federal do Rio Grande do Sul (DEMUS/ PPGMUS) (pdf)

Inside the sound: a path to improvisation with no borders
Rogério Luiz Moraes Costa e Ana Luisa Fridman,Universidade de São Paulo (pdf)

A repetição variante em Jorge Peixinho – a interpretação veículo de dizeres de arte
Rosário Santana, Escola Superior de Educação, Comunicação e Desporto da Guarda e
Helena Santana, DeCA, Universidade de Aveiro (pdf)

“Tocávamos tudo! 1...” - Modernidade e cosmopolitismo nas práticas musicais das Tunas do séc. XX – o papel das casas de música na disseminação e massificação de repertórios.
Rui Filipe Duarte Marques,Departamento de Comunicação e Arte da Universidade de Aveiro (pdf)

Live electroacoustic music performance in the contemporary classical realm
Rui Penha, INET-MD, Universidade de Aveiro
e Paulo Maria Rodrigues, Universidade de Aveiro, Planetary Collegium, Companhia de Música Teatral (pdf)

Aprendizagem entre pares: influências na interpretação musical
Simone Braga e Tais Dantas, Universidade Federal da Bahia (pdf)

Considerations on the use of the body in the double bassist’s daily routine
Sonia Ray, Federal University of Goiás
e Alexandre Rosa, São Paulo Symphony Orchestra (pdf)

Em busca de um bom andamento: considerações sobre a natureza de tempo e caráter nas polonaises de Wilhelm Friedemann Bach
Stella Almeida Rosa,Universidade estadual de Campinas (UNICAMP) (pdf)

Performance of Saint Teresa of Avila in Spanish contemporary classical music
Susan Campos Fonseca,SIBE Women's Studies in Music Research Group (pdf)

Practising for memorised performance: A comparison of thoughts and action
Tânia Lisboa, Centre for Performance Science, Royal College of Music, UK
Roger Chaffin and Topher Logan, Psychology Department, University of Connecticut, USA (pdf)

O corpo e a casa: uma proposta de trabalho para laboratórios de criação em coreodramaturgia
Tatiana Molero Giordano,Universidade Estadual de Campinas (pdf)

Picturesque and Fantasia in the Works of Haydn and Mozart
Thais Nicolau,University of Northern Colorado (pdf)

Canções de Elomar Figueira Mello: uma proposta interpretativa Conferência-Recital
Thiago Vaz Cruvinel, Paula Andrade Callegari e João Gabriel Mariano Ferreira,Universidade Federal de Uberlândia (pdf)

O baixo elétrico no Pagode: do background ao jazz
Waldir de Amorim Pinto,Universidade Estadual de Campinas (pdf)

Performative Voices: acting in the border areas
Wânia Mara Agostini Storolli,Universidade de São Paulo (pdf)

Processos de negociação na construção da comunidade musical da Capoeira Angola na Paraíba
Wênia Xavier de Medeiros,Universidade federal da Paraíba (UFPB)/PPGM (pdf)