logo
O embate entre György Ligeti e as supostas liberdades interpretativas em Troisième Sonate de Pierre Boulez e Klavierstück XI de Karlheinz Stockhausen
Alexandre Zamith Almeida, Universidade Federal de Uberlândia and Luciana Sayure Shimabuco, Universidade de São Paulo (pdf)

Comunicação Estrutural e Comunicação Emocional nas Variações Sobre um Tema Nordestino de Almeida Prado
Alfonso Benetti Jr., Universidade de Aveiro (pdf)

O gesto musical e a expressividade
Ana Cláudia Assis, Universidade Federal de Minas Gerais e Felipe Amorim, Universidade Federal da Bahia (pdf)

A “performance da nostalgia”, a partir do estudo de caso do Círculo de Cultura Musical do Porto
Ana Cristina Almeida, Universidade de Aveiro, INET-MD (pdf)

Heterodoxias Performativas. Egídio Álvaro e a Performance. Anos ‘70 e ‘80
Ana Luísa Barão, Universidade do Porto (pdf)

Contexto, conteúdo e performance da obra para piano solo de Manuel Faria
André Vaz Pereira, Universidade de Aveiro (pdf)

Som Encanado
André Quintino Lopes, Universidade Federal do Ceará (pdf)

Existe uma vocalização do bebé específica para a música? Estudo exploratório de padrões acústicos de produções vocais de bebés entre os 9 e os 11 meses
António Rocha, João Pedro Reigado, Dárcio Silva e Helena Rodrigues, Lamci – CESEM, Universidade Nova de Lisboa (pdf)

Prolegómenos a uma Teoria do Gesto Vocal
António Salgado, Universidade de Aveiro (pdf)

Using the organ as a practice strategy while learning a fugue on the piano: An experimental study focusing on polyphonic listening
Any Raquel Carvalho, Universidade Federal do Rio Grande do Sul(UFRGS/CNPq) and Luis Cláudio Barros, Universidade Estadual de Santa Catarina (UDESC) (pdf)

The role of the development of the guitar and the changing performance techniques on the evolution of “folia variations” written for the guitar
Bülent Ergüden, Yildiz Technical University (pdf)

Hearing saxophones: Saxophone schools in actual performance
Carlos Canhoto, Universidade de Aveiro (pdf)

Percussão & Performance
Cesar Traldi, Universidade Estadual de Campinas, Universidade Federal de Uberlândia e Eduardo Tullio, Universidade Federal de Uberlândia (pdf)

Bach performance in Italian “instructive editions”
Chiara Bertoglio, University of Birmingham (pdf)

Percussão e Processos Interpretativos Mediados
Cleber Campos, Núcleo Interdisciplinar de Comunicação Sonora (NICS), Instituto de Artes, Unicamp / Brasil (pdf)

Susanna un jour de Manuel Rodrigues Coelho Análise comparativa do tipo de glosas e aspectos de interpretação
Edite Rocha, Universidade de Aveiro, INET-MD (pdf)

O Amor Brazileiro, suas características e seus afetos
Edmundo Hora Instituto de Artes, Unicamp (pdf)

Impact of Public Performance to the Development of Performance Skills
Francisco Cardoso, Instituto Politécnico do Porto, Universidade de Aveiro (pdf)

Repetitive Minimalism: A historical style or a perspective in music
Francisco Monteiro, CESEM, Instituto Politécnico do Porto (pdf)

A polissemia da performance. Dimensões performativas da Banda Filarmónica a partir da análise musical e da história social deste agrupamento.
Helena Lourosa, Universidade de Aveiro, INET-MD (pdf)

In the Empire's web: The Oporto Orfeão's musical journeys to Africa
Helena Marinho, University of Aveiro (pdf)

Vibração do Som e Performance Musical
Inês Soares (pdf)

A Sequenza III de Berio: Uma experiência multi-sensorial
Isabel Nogueira, Universidade de Aveiro (pdf)

The creative performer/The listening composer – Searching together
Jane O’Leary, Conservatory of Music & Drama at Dublin Institute of Technology and Paul Roe, Royal Irish Academy of Music, Dublin (pdf)

O duplo legado de Francis Poulenc
Joana Resende,Universidade de Aveiro (pdf)

Música, corpo e jogo na performance da capoeira brasileira
João Luis Uchoa de Figueiredo Passos, Unicamp - Universidade Estadual de Campinas, Brasil (pdf)

O sol é do corpo, a lua do espírito: práticas e repertórios musicais em articulação com os modos de vida contemporânea na região de Entre Douro e Vouga
Jorge Castro Ribeiro, Universidade de Aveiro, INET-MD (pdf)

Contribuição para uma interpretação dos vilancicos negros de Santa Cruz de Coimbra, século XVII
Jorge Matta, Universidade Nova de Lisboa (pdf)

Sambarroxé, dança e música no e pelo corpo dito brasileiro
Joubert de Albuquerque Arrais, Universidade Federal da Bahia (pdf)

Do fonograma à performance completa A montagem de um espetáculo musical contemporâneo a partir de registros sonoros do início do século XX
Júlia Mendes Selles, Marcelo José de Araújo Bruno, Otávio Augusto Menezes, Priscilla Paraiso Pessoa, Vinicius Silva Couto (graduandos em música) e Leonardo Fuks e Samuel Araújo (professores-orientadores), Escola de Música da Universidade Federal Rio de Janeiro (pdf)

Evolutionary jazz improvisation and harmony system: A new jazz improvisation and harmony system
Kjell Bäckman, IT University, Art & Technology, Gothenburg (pdf)

The public privacy: The woman performer-composer in England at the end of the 18th century
Lise Karin Øzgen, University of Stavanger (pdf)

Questões de identidade musical nos pianistas de jazz em Portugal
Luís Figueiredo, Universidade de Aveiro, INET-MD, Centro de Estudos de Jazz (pdf)

Music in school and the life project. Music in upper secondary schools as part of young people’s identity construction
Manfred Scheid, Umeå University (pdf)

O livro de Maria Sylvia Op. 28 de Helza Camêu (1903 – 1995) Uma proposta metodológica de análise interpretativa
Marcus Vinícius Medeiros Pereira, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul e Renata Schmidt de Arruda Gomes, Universidade Federal do Rio de Janeiro (pdf)

Ação pianística e coordenação motora - Simplificação do movimento por redução de distância para otimização do desempenho músico-instrumental
Maria Bernardete Castelan Póvoas, Alexandre Andrade, Universidade do Estado de Santa Catarina (pdf)

Musical interpretation strategies An ethnography of piano master classes
Maria Cristina Futuro Bittencourt (pdf)

Narrative construction as strategy to memorising
Maria da Rocha Gonçalves, University of Aveiro (pdf)

Da execução com a polpa na viola francesa: Os Mestres tangedores do séc. XIX
Mário Carreira, Conservatório de Música do Porto (pdf)

Música setecentista dedicada a Santa Joana de Aveiro
Mário Marques Trilha, Universidade de Aveiro (pdf)

Cómo hacer canciones con los sueños. El concepto de performance y la investigación etnográfica en el Chaco argentino
Miguel A. García, Universidad de Buenos Aires, Consejo Nacional de Investigaciones Científicas y Técnicas (Conicet, Argentina) (pdf)

French mélodie through Debussy and Mary Garden recordings: Poetic and symbolic musical performance
Mylène Dubiau-Feuillerac, Eastman School of Music, University of Rochester (pdf)

O samba das escolas de samba e as diversas formas de sua performance em culturas distintas como na Alemanha e na sua cidade inicial, o Rio de Janeiro
Nana Marianne Zeh, Universität Hildesheim (pdf)

Portuguese piano music: Notable moments from the 18th century until today
Nancy Lee Harper, University of Aveiro (pdf)

Metaphorical cognitive feedback: Rethinking musical emotion communication enhancement
Nuno Arrais and Helena Rodrigues, Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical, Universidade Nova de Lisboa (pdf)

An Autocratic Approach to Music Copyright?: The means through which Frank Zappa translated and adapted both his own and other composers’ music
Paul Carr, University of Glamorgan (pdf)

O texto e a interpretação: Copland por Benny Goodman
Paulo Gaspar e Eduardo Lopes, Universidade de Évora (pdf)

À solta, num bilhete de ida e volta A Música Popular Brasileira na obra de músicos portugueses: o caso de Sérgio Godinho
Pedro Almeida, Universidade de Aveiro, INET-MD (pdf)

Mediação e performance de músicas mistas no projecto “Ondas segundo Poetas”
Pedro Bittencourt, CICM/Université Paris (pdf)

Effortless effortfulness: Does musical tension need a tense performer?
Pedro Couto Soares, Instituto Politécnico de Lisboa, Universidade de Aveiro (pdf)

‘Voltar a casa e tocar de ouvido’: música, ecologia e a ordem incerta do mundo
Maria do Rosário Pestana, Universidade de Aveiro, INET-MD (pdf)

The identification of personality and adult attachment in a longitudinal observation of one-to-one Western singing lessons
Sofia Serra, Universidade Católica Portuguesa (pdf)

Phrasing in music and in language: An open question in the cognitive sciences
Susana Silva and São Luís Castro, Universidade do Porto, Laboratório de Fala da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação (pdf)

Tuia, tui, tuia: A performance exercise in hybridity in Aotearoa/New Zealand
Te Oti Rakena, Aria B. Jones and Catherine Ruka Gwynne, University of Auckland, New Zealand (pdf)